28.12.05

Um entusiasmo momentâneo pelas tecnologias, na redacção dos programas de Matemática

As tecnologias da informação mudaram o próprio conceito de aprendizagem e de ensino. Os professores sabem que o ensino do futuro não se fará sem os computadores, mas isso não os impede de lhes oferecerem resistência. Nuns momentos a reflexão sobre as suas actividades indicar-lhes-á que deverão esforçar-se por fazer maior utilização da informática, mas uma vez passado o entusiasmo inicial retomam a perspectiva mais tradicionalista do ensino. É curioso observar a frequência dos termos “computador”, “Internet” e “calculadora” nos actuais programas de Matemática do ensino secundário:

Observando os conteúdos programáticos, não é possível descortinar qualquer razão para que as tecnologias sejam mais referidas no 10º que nos restantes anos, onde estes termos ou desaparecem ou sofrem um corte radical. A equipa de trabalho não sofreu quaisquer alterações, pelo que se deverá afastar qualquer explicação relacionada com diferentes concepções do ensino da Matemática. Eventualmente, poderá ter-se verificado um maior entusiasmo no primeiro ano de trabalho, que se foi perdendo nos seguintes, e por essa razão o programa do 10º ano foi redigido com maior pormenor, traduzindo-se num documento com mais páginas:

A maior extensão do texto do programa do 10º ano justificará que as palavras tenham sido escritas mais vezes, mas mesmo assim não pode deixar de observar-se um entusiasmo momentâneo pelas tecnologias.

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