28.12.05

Quanto à sua formação inicial os problemas poderão observar-se em docentes que não sejam portadores de uma licenciatura em Matemática

Quanto à sua formação inicial os problemas poderão observar-se em docentes que não sejam portadores de uma licenciatura em Matemática, mas noutras áreas, que tiraram partido da escassez de profissionalizados verificada na década de 80 e dos mecanismos de acesso à carreira então criados, designadamente através do sistema de profissionalização em serviço. Leccionam hoje a disciplina no ensino secundário numerosos professores oriundos das licenciaturas em engenharia, que em princípio não se encontrarão tão bem preparados para a função. A formação contínua deveria ser sido utilizada para colmatar as suas lacunas em Matemática. Porém, uma vez que os docentes escolhem livremente as acções que realizam, o que provavelmente terá sucedido é que cada qual as terá realizado nas áreas onde se sente mais à vontade. Assim, a formação contínua nunca foi utilizada para suprimir quaisquer falhas resultantes de uma formação inicial deficiente. Isto é, as escassas acções de formação em matemática terão sido frequentadas exclusivamente pelos licenciados em Matemática, enquanto que os licenciados em engenharia terão realizado preferencialmente acções de formação em informática ou noutros domínios, mas nunca em Matemática. Se isto efectivamente se verificar, significa que os défices na formação inicial persistirão ao longo da carreira, por maior que seja o investimento na formação contínua.

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