28.12.05

Sem o recurso a métodos acelerados de formação, a procura escolar não poderia ser satisfeita

A discussão dos sistemas de formação de professores será necessariamente objecto de problematização, justificando a análise do debate também sob a perspectiva dos formadores de professores. Sem o recurso a métodos acelerados de formação, a procura escolar não poderia ser satisfeita, mas a mudança verificada foi tão rápida que hoje já se verifica excesso de professores. A urgência da formação não terá permitido manter o nível da mesma.

Para mim só há um tipo de formação eficaz, que é a formação em sala de aula, ou seja, quem sabe e quem já fez ficar junto de quem quer aprender e queira fazer. Se eu que já experimentei determinados instrumentos, designadamente a avaliação por portfólio, posso junto com um colega em sala de aula, fazermos em conjunto. Primeiro, os medos são repartidos, por outro lado ele está a vivenciar uma coisa que não é só teórica. Está a experimentar ele próprio também e aí já não tem medo de arriscar no ano seguinte sozinho. Isto, para mim, é que é formação, não é formação com retroprojector que isso não tem efeitos.
Judith Silva, professora de Matemática, técnica do GAVE, entrevistada em Abril de 2003.

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